Recentemente encontrei esse post:
E também
do excelente blog http://www.tradutorprofissional.dreamhosters.com/ que vale uma visita não só de tradutores, mas de freelancers em geral.
E tendo em vista algumas situações recentes com
clientes, posso ver que essa é a situação do mercado. Por um lado eu tenho uma
segurança para responder para meus clientes de traduções juramentas, afinal o
preço é tabelado. Mas para as traduções livres e no caso de minha esposa que é
ilustradora temos nos deparado sempre com os pedidos de descontos e sempre pedimos a opinião um do outro antes de aceitar ou recusar o serviço.
Mas é assim que as coisas são e o que podemos fazer,
correto?
Em termos, eu acredito que todos devemos ter uma boa noção de nosso trabalho, isso
inclui a qualidade do mesmo, o preço a ser cobrado, o tempo que leva para
terminar, quanto tempo teremos para dedicar a um trabalho em particular e até onde estamos dispostos a ceder para conseguir um trabalho.
Acho que uma das coisas mais difíceis para um
freelancer dizer é “não”. Querendo ou não as contas da casa
continuam vencendo no mesmo dia e todos precisamos comer. Isso
provavelmente leva muitos a aceitar serviços por menos que deveriam, ou aceitar
prazos que são impossíveis, ou a possibilidade de dezenas de modificações no
trabalho. Tudo para garantir que o cliente queira trabalhar conosco.
Por outro lado, se a pessoa conhece suas capacidades e seu trabalho, como disse antes, fica mais fácil dizer não, ou pelo menos
evitar a maior parte das armadilhas. Se está com muito trabalho e o cliente
pede desconto, fica fácil recusar. Se precisar de trabalho, mas o cliente diz
que precisa que seja traduzido 50 páginas de texto (que geralmente só serão
enviadas depois que concordar com o prazo) em 24 horas, fica mais fácil pedir
para ele procurar o Jack Bauer então.
A negociação existe e sempre vai existir. O cliente
tem o direito de pedir descontos, entretanto também temos o direito de dizer
não a esses descontos ou dizer que no prazo dado você não conseguirá fazer o
serviço ou no caso de minha esposa dizer que o orçamento inclui apenas um certo
número de alterações. Mas isso são coisas que vamos aprendendo conforme vamos
trabalhando e passando por essas situações.
Agora temos que tomar muito cuidado com descontos, dar
descontos é a coisa mais fácil do mundo. Entretanto subir o preço depois será
quase impossível. Por isso sempre digo para pensar muito bem antes de dar um
desconto para um cliente. Mesmo porque para muitos o pedido é automático e se
receberem um não ainda irão pedir o serviço. Pelo menos essa é minha opinião.
Gostei muito do texto, concordo que tem muitos clientes que pensam que somos uma versão do Jack Bauer, rs. Aparentemente todo freelancer tem de encontrar gente que quer pra ontem e com preços de banana (de 20 anos atrás pq se fosse hoje seria caro)
ResponderExcluir