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quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Descontos


Recentemente encontrei esse post:
E também
do excelente blog http://www.tradutorprofissional.dreamhosters.com/ que vale uma visita não só de tradutores, mas de freelancers em geral.

E tendo em vista algumas situações recentes com clientes, posso ver que essa é a situação do mercado. Por um lado eu tenho uma segurança para responder para meus clientes de traduções juramentas, afinal o preço é tabelado. Mas para as traduções livres e no caso de minha esposa que é ilustradora temos nos deparado sempre com os pedidos de descontos e sempre pedimos a opinião um do outro antes de aceitar ou recusar o serviço.

Mas é assim que as coisas são e o que podemos fazer, correto?

Em termos, eu acredito que todos devemos  ter uma boa noção de nosso trabalho, isso inclui a qualidade do mesmo, o preço a ser cobrado, o tempo que leva para terminar, quanto tempo teremos para dedicar a um trabalho em particular e até onde estamos dispostos a ceder para conseguir um trabalho.

Acho que uma das coisas mais difíceis para um freelancer dizer é “não”. Querendo ou não as contas da casa continuam vencendo no mesmo dia e todos precisamos comer. Isso provavelmente leva muitos a aceitar serviços por menos que deveriam, ou aceitar prazos que são impossíveis, ou a possibilidade de dezenas de modificações no trabalho. Tudo para garantir que o cliente queira trabalhar conosco.

Por outro lado, se a pessoa conhece suas capacidades e seu trabalho, como disse antes, fica mais fácil dizer não, ou pelo menos evitar a maior parte das armadilhas. Se está com muito trabalho e o cliente pede desconto, fica fácil recusar. Se precisar de trabalho, mas o cliente diz que precisa que seja traduzido 50 páginas de texto (que geralmente só serão enviadas depois que concordar com o prazo) em 24 horas, fica mais fácil pedir para ele procurar o Jack Bauer então.

A negociação existe e sempre vai existir. O cliente tem o direito de pedir descontos, entretanto também temos o direito de dizer não a esses descontos ou dizer que no prazo dado você não conseguirá fazer o serviço ou no caso de minha esposa dizer que o orçamento inclui apenas um certo número de alterações. Mas isso são coisas que vamos aprendendo conforme vamos trabalhando e passando por essas situações.

Agora temos que tomar muito cuidado com descontos, dar descontos é a coisa mais fácil do mundo. Entretanto subir o preço depois será quase impossível. Por isso sempre digo para pensar muito bem antes de dar um desconto para um cliente. Mesmo porque para muitos o pedido é automático e se receberem um não ainda irão pedir o serviço. Pelo menos essa é minha opinião.

1 comentários:

  1. Gostei muito do texto, concordo que tem muitos clientes que pensam que somos uma versão do Jack Bauer, rs. Aparentemente todo freelancer tem de encontrar gente que quer pra ontem e com preços de banana (de 20 anos atrás pq se fosse hoje seria caro)

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